28 de dezembro de 2023

Hora do conto na Biblioteca Escolar

No dia 15 de dezembro, os alunos e os pais da EB da Malveira puderam ouvir a história "Um beijo para o Pai Natal" contada pela professora Ilda Soares. 



Voluntários de Leitura

Na Biblioteca Escolar da EB da Malveira, a professora São Machado tem estado a desenvolver o projeto "Voluntários de Leitura" com alunos do 4ºB, a partir da exploração e leitura do livro "A girafa que comia estrelas" de José Eduardo Agualusa. 

Para perceber a importância que este projeto possui, destacamos apenas três objetivos: 1) desenvolver a fluência de leitura; 2) potenciar a capacidade de interpretação de uma obra literária; 3) motivar para o gosto da leitura.

Leiam a opinião que a professora São escreveu: 

No dia 27 e 27 de novembro, na EB da Malveira, o grupo de Voluntários de Leitura da turma do 4.ºB quis oferecer um presente de Natal aos seus colegas. Receberam as seguintes turmas na Biblioteca: 1.ºB; 1.ºC; 2.ºA; 2.ºB; 2.ºC; 4.ºA; 4.ºB e 4.ºC e todos os grupos de Pré-Escolar. Lerame representaram a história "A girafa que comia estrelas" do escritor José Eduardo Agualusa e ilustrações de Henrique Cayatte e Daniela Sineiro - uma história infantil sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato com a cabeça cheia de frases feitas. Com humor, mestria e simplicidade, esta história revela-nos que o principal é estar atento e saber escutar as pessoas, saber olhar para aquilo que está à nossa  volta e, muito importante, ter curiosidade. De salientar o trabalho realizado com os Voluntários de Leitura (...) muito positivo. todos gostaram desta história. os alunos estão de parabéns.

Vejam, agora, as fotografias.




Caixas-mistério

Durante o mês de novembro e dezembro, nas Bibliotecas Escolares do 1.º CEB, exploramos várias histórias sob o tema das caixas. Fizemos jogo simbólico, transformamos caixas em carros e robots, conhecemos uma família de pulgas que mora numa caixa e até criamos um cenário de Natal dentro de uma simples caixa de sapatos. As crianças ficaram encantadas com as histórias e com a magia que uma caixa pode conter. 

Querem ver?



Numa outra perspetiva, os alunos foram desafiados a pensar fora da caixa e fazer um brainstormig sobre as caixas que podemos encontrar na natureza sem que ninguém tenha que as construir, ou seja, caixas que a natureza gentilmente nos oferece. 
Espreitem uma parte do registo efetuado.


Um calendário do Advento

Os dias que antecedem o Natal são sempre de grande entusiasmo e agitação. 
No entanto, as Bibliotecas Escolares sugerem que estes dias sejam acompanhado pelos livros, pela escrita, pela leitura, pela descoberta de coisas simples, pela generosidade e pela gratidão. Podemos contruir pontes com o Outro através de gestos simples que são, muitas vezes, os que mais transformam os outros e nos transformam a nós - "Eu sou porque tu és" -, indo, também, ao encontro do projeto e da filosofia UBUNTU. Todas as propostas que aqui se encontram, facilmente concretizáveis por todos (alunos, professores, famílias), não necessitam de uma dieta especial ou de compras extravagantes. Basta juntar um pouco do nosso tempo à imaginação. O resultado será perfeito.  


Convenção dos Direitos da Criança

As Bibliotecas Escolares do 1.º CEB assinalaram este documento importante com a apresentação de "Um Natal de cortar a respiração" - o título de uma história que foi apresentada em quatro sessões distintas, nas quais se destacou o direito à saúde, contemplado nos artigos 24.° e 27.º da Convenção dos Direitos da Criança, assinalados a dia 20 de novembro e que coincide com a festividade do projeto intitulado Dia do Pijama. O educador Henrique Santos, um dos autores do livro, explicou aos alunos a necessidade de dormir as horas recomendadas de sono para viver saudavelmente e aprender de forma eficaz. 



Foi, ainda, explorado um livro em três dimensões, intitulado "Nós, as crianças, temos direitos" (recomendado pelo PNL) do qual podem ver um pequeno vídeo demonstrativo aqui

27 de dezembro de 2023

Um desafio para comemorar o MIBE

No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), todos os professores e os educadores de todos os estabelecimentos foram desafiados a escolher e ilustrar, com os seus alunos, uma lengalenga e, posteriormente, afixá-la à porta da respetiva sala. A este desafio aderiram os professores e as educadoras da EB de S.Miguel da Enxara do Bispo. 

Aqui fica o resultado criativo desta aventura de lengalengar:









Os alunos do 4.º A entusiasmaram-se tanto que inventaram uma nova lengalenga. Ficou extraordinária!

Parabéns a todos! Merecem um diploma de participação!

Leituras à Porta

Este é o título de um projeto cujo objetivo reside na apresentação de lengalengas, poemas, micro-contos e canções, com a intenção de intervir nas dificuldades precoces de leitura; ampliar o reportório de saberes; construir um repositório físico para as bibliotecas, de livre acesso, para exploração/requisição por docentes ou alunos. Este projeto foi implementado no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas e será desenvolvido ao longo do ano letivo. 

As ilustrações destas "Leituras à Porta" são da responsabilidade da professora Judite Mercês que tem colaborado de forma artística para cada um dos textos apresentados. 

Deixo o registo do último exemplar (em 3D). 



Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Para assinalar o MIBE, foram realizados marcadores de livros com os alunos do 1.º ciclo. O material escolhido privilegiou a utilização de recursos naturais (folhas de eucalipto, em vez de papel ou cartolina, evitando o desperdício de materiais de desgaste). Outro objetivo desta atividade consistiu na criação de um elemento de pertença: a Biblioteca é de todos e todos cabem dentro da Biblioteca, como nos dz sabiamente a Mafalda Milhões. 

Mostro-vos um dos momentos de realização e o resultado final na parede de uma das Bibliotecas Escolares.





Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

A contadora de histórias Elsa Serra visitou a EB Artur Patrocínio (Azueira) e a EB de S. Miguel (Enxara do Bispo), nas quais dinamizou uma sessão com variadas histórias sob o tema "Ser diferente é ser como toda a gente", dirigida aos alunos do 4o ano de escolaridade.

Foram explorados conceitos tão diversos como o respeito, a diferença, a inclusão e a amizade, deixando espaço para perguntas/debate. Esta atividade foi promovida pela Câmara Municipal de Mafra. 



Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

No âmbito do MIBE, recebemos a visita da artista Marina Palácio. Pudemos usufruir de Oficinas de Poesia cromática/plástica/sensorial e Flores Silvestres de Portugal, sob o título "Pequenos Jardineiros das Madrugadas". Este evento foi uma oferta da Câmara Municipal de Mafra (Bibliotecas Municipais).

Nesta oficina, as crianças conheceram histórias, particularidades de flores silvestres autóctones (nomes, cores, tamanhos, cheiros, possibilidades de utilização no nosso quotidiano), insetos e a sua importância na polinização, sentir cheiros e fazer jogos sensoriais. Uma oficina que nos convida a conhecer e a respeitar a Biodiversidade, valorizando cada um dos elementos que dela fazem parte.